Num motor de combustão interna existem dois tipos de válvulas:
- as válvulas de admissão (à direita na figura abaixo), que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor;
- as válvulas de escape (à esquerda na figura), que permitem a saída dos gases após a explosão.
As nossas motos necessitam de uma atenção constante. Uma das operações de manutenção que é muitas vezes "esquecida" é a afinação das válvulas do motor. É uma intervenção relativamente fácil para quem tem conhecimentos de mecânica mas, para quem não os tenha, é aconselhável o recurso a um profissional. A média de mão de obra para os motores mais simples ronda as duas horas e o material necessário é, em circunstâncias normais, apenas uma junta cujo preço é baixo.
Uma afinação desajustada pode ter consequências graves para o seu motor.
As folgas das válvulas dos motores referem-se ao espaço entre a parte superior da haste da
válvula e o guia da válvula (came) que a opera. As válvulas permitem a entrada da mistura de ar/combustível no cilindro e as válvulas de
escape permitem a saída dos gases queimados.
Os motores são sistemas complexos e estão sujeito a vários factores - grandes alterações de temperatura, pressão, humidade e rotações, entre outros. com vários componentes que funcionam em harmonia mas que são fabricados com materiais distintos o que causa desajustes devido aos diferentes coeficientes de expansão térmica dos mesmos.
CONSEQUÊNCIAS DA FOLGA DAS VÁLVULAS DESAJUSTADAS
Folga das válvulas insuficiente:
- a válvula abre antes e
fecha mais tarde
1. O menor tempo do fecho impede a dissipação de calor
suficiente da guia da válvula
2. A
guia da válvula de escape sobreaquece, reduzindo a resistência mecânica da
válvula, podendo provocar a sua rotura.
3. Com o motor quente, é possível que a válvula de escape ou
a válvula de admissão não se fechem completamente.
4. A
válvula de escape absorve gases de escape e, ao mesmo tempo, as chamas saem
pela válvula de admissão até à conduta de admissão.
5. Há perdas de combustível, com a subsequente perda de
potência do motor e o aumento de emissões.
6. Sobreaquecimento das válvulas pelos gases de escape
quentes que fluem de forma constante, queimando as guias e as sedes das
válvulas.
Folga das válvulas excessiva:
- a válvula abre mais tarde e
fecha antes
1. Tempos de abertura mais curtos e secções transversais de
abertura mais pequena.
2. Reduz o volume de enchimento do cilindro com a mistura do ar / combustível, aumentando as emissões / fumo.
3. Redução do binário e potência do motor.
4. Alta tensão mecânica na válvula.
5. Ruídos provocados pelas válvulas.
6. Deformação do eixo da válvula na superfície de contacto
com o elemento de ajuste.