sábado, 27 de maio de 2023

segunda-feira, 1 de maio de 2023

O PRAZO DE VALIDADE DOS CAPACETES


Embora os regulamentos europeus não obrigassem os fabricantes a marcar a data de validade no capacete, a maior parte deles tem uma etiqueta no interior com a data de validade ou a data de fabrico. A maioria dos fabricantes anunciava um prazo recomendado de 5 anos de utilização mas, para os capacetes fabricados com misturas de fibra ou fibra de carbono, o prazo pode ser prolongado até aos 10 anos, isto porque o capacete perde propriedades com o tempo e o tipo de utilização devido à degradação dos materiais com que é fabricado e também aos golpes, quedas e riscos derivados da sua utilização, independentemente de uma boa manutenção do capacete - mesmo que não apresente danos visíveis, como rachas, riscos ou deformações, a eficácia de um capacete estará comprometida no fim dos prazos indicados - temperaturas elevadas, elementos abrasivos, humidade, más práticas de armazenamento são elementos que podem reduzir a capacidade de protecção.


Lembre-se que, com a utilização de capacete, o  risco e a gravidade de lesões diminui cerca de 72%, mas, mais importante ainda, a probabilidade de morte diminui 40%.

Tudo mudou com a nova norma de homologação ECE 22.06, que veio obrigar à aprovação dos capacetes em testes de segurança determinados pela mesma norma antes de serem colocados à venda e também à informação da data de fabrico / prazo de validade.



A recomendação para a substituição do capacete é de cinco anos e é baseada num consenso entre os fabricantes e a Fundação Snell. Colas, resinas e outros materiais usados ​​na produção de capacetes podem afectar os materiais do forro. Óleos de cabelo, fluidos corporais e cosméticos, bem como o desgaste normal contribuem para a degradação do capacete. Produtos à base de petróleo presentes em produtos de limpeza, tintas, combustíveis e outros materiais normalmente encontrados também podem degradar os materiais usados nos capacetes, afectando o desempenho. Além disso, a experiência indica que haverá sempre uma acentuada melhoria nas características de protecção passados cinco anos devido aos avanços nas técnicas de construção, materiais, métodos de produção e padrões. 

Tenha ainda em consideração que, após a entrada em vigor da norma ECE 22.06, tem havido casos em que as seguradoras levantam problemas sempre que fazem a peritagem e avaliam o equipamento danificado para efeitos de indemnização, que recusam quando o capacete tenha mais de cinco anos.

terça-feira, 18 de abril de 2023

A carga na Honda XR 125

Limites de Carga

Capacidade máxima:

159 kg (351 lb) - Inclui o peso do piloto, passageiro e toda a carga e acessórios;

Peso máximo da carga:

5 kg (11 libras)

Tenha em consideração que o  peso dos acessórios adicionados reduzirá o peso máximo de carga. A Honda XR 125L foi concebida para o transporte de duas pessoas.

Se desejar transportar mais carga, consulte um concessionário Honda para mais informações.

Certifique-se que a carga que transporta não possa prender-se em arbustos ou outros objectos e que não interfere com a sua capacidade de equilíbrio e estabilidade.

Coloque o peso o mais próximo possível do centro da moto.

Confirme que toda a carga está amarrada com segurança. e nunca exceda o limite máximo de peso.

Verifique sempre se os pneus têm a pressão correcta.


 

segunda-feira, 20 de março de 2023

Melhor gasolina para a Honda XR 125L


As motos da Honda podem utilizar qualquer tipo de gasolina (em Portugal há a 95 e a 98), desde que não esteja adulterada.

No entanto, as gasolinas com maior octanagem proporcionam uma maior resistência à detonação e um melhor desempenho da motor.

Encontram-se também à venda gasolinas aditivadas (95 octanas) que ajudam a limpar o motor de resíduos, protegem e lubrificam as partes internas reduzindo o atrito e prolongando a vida do motor, que terá menos problemas a médio e longo prazo e ainda contêm antioxidantes que fazem o combustível durar mais.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

As válvulas do motor - folgas e afinação

Num motor de combustão interna existem dois tipos de válvulas:

  • as válvulas de admissão (à direita na figura abaixo), que controlam a entrada de mistura gasosa no cilindro do motor;
  • as válvulas de escape (à esquerda na figura), que permitem a saída dos gases após a explosão.

As nossas motos necessitam de uma atenção constante. Uma das operações de manutenção que é muitas vezes "esquecida" é a afinação das válvulas do motor. É uma intervenção relativamente fácil para quem tem conhecimentos de mecânica mas, para quem não os tenha, é aconselhável  o recurso a um profissional. A média de mão de obra para os motores mais simples ronda as duas horas e o material necessário é, em circunstâncias normais, apenas uma junta cujo preço é baixo.

Uma afinação desajustada pode ter consequências graves para o seu motor.

As folgas das válvulas dos motores  referem-se ao espaço entre a parte superior da haste da válvula e o guia da válvula (came) que a opera. As válvulas permitem a entrada da mistura de ar/combustível no cilindro e as válvulas de escape permitem a saída dos gases queimados.



Os motores são sistemas complexos e estão sujeito a vários factores - grandes alterações de temperatura, pressão, humidade e rotações, entre outros. com vários componentes que funcionam em harmonia mas que são fabricados com materiais distintos o que causa desajustes devido aos diferentes coeficientes de expansão térmica dos mesmos.



CONSEQUÊNCIAS DA FOLGA DAS VÁLVULAS DESAJUSTADAS

Folga das válvulas insuficiente

- a válvula abre antes e fecha mais tarde

1. O menor tempo do fecho impede a dissipação de calor suficiente da guia da válvula

 2. A guia da válvula de escape sobreaquece, reduzindo a resistência mecânica da válvula, podendo provocar a sua rotura.

 3. Com o motor quente, é possível que a válvula de escape ou a válvula de admissão não se fechem completamente.

 4. A válvula de escape absorve gases de escape e, ao mesmo tempo, as chamas saem pela válvula de admissão até à conduta de admissão.

 5. Há perdas de combustível, com a subsequente perda de potência do motor e o aumento de emissões.

 6. Sobreaquecimento das válvulas pelos gases de escape quentes que fluem de forma constante, queimando as guias e as sedes das válvulas.

 

Folga das válvulas excessiva: 

- a válvula abre mais tarde e fecha antes

1. Tempos de abertura mais curtos e secções transversais de abertura mais pequena.

2.  Reduz o volume de enchimento do cilindro com a mistura do ar / combustível, aumentando as emissões / fumo.

3. Redução do binário e potência do motor.

4.  Alta tensão mecânica na válvula.

5.  Ruídos provocados pelas válvulas.

6.  Deformação do eixo da válvula na superfície de contacto com o elemento de ajuste.




quinta-feira, 26 de maio de 2022

O que precisa de saber para conduzir motos de 125cc

Tudo o que precisa de saber para conduzir motos de 125cc



Posso conduzir um motociclo até 125cc com licença de condução de carro?

Sim. Desde Agosto de 2009 que é permitido conduzir motos com cilindrada até 125cc, com potência não superior a 11 kW (15 cv), com licença de condução de ligeiros, desde que reúna uma das seguintes condições:

- Tenha idade igual ou superior a 25 anos.

- Seja titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Tenho de fazer o averbamento da categoria A1 na minha licença de condução para poder conduzir um motociclo?

Não. Se for titular de licença de condução válida para a categoria B, e tiver mais de 25 anos, o averbamento é automático. Não é necessário realizar nenhum tipo de registo para poder conduzir um motociclo até 125cc.

O que tenho de fazer para ter o averbamento da categoria A1 na minha licença de condução?

O averbamento da categoria A1 é automático, desde que tenha idade igual ou superior a 25 anos ou for titular de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores. Não necessita de fazer averbar à sua licença a categoria A1, pois sempre que efectuar alguma alteração (por ex. mudança de morada, pedido de 2ª via, etc) o averbamento será efectuado automaticamente.

Quais os motociclos que posso conduzir com a categoria A1?

Poderá conduzir qualquer motociclo com cilindrada até 125cc, e cuja potência não exceda os 11 kW (15cv).

O uso de capacete é obrigatório?

Sim. Em Portugal, o uso de capacete é obrigatório em todas as vias.

O uso de blusão apropriado para a condução de motociclos é obrigatório?

Não. Contudo é aconselhável, por motivos de protecção e segurança.

O uso de luvas é obrigatório?

Não. Contudo é aconselhável, por motivos de protecção e segurança.

O uso de botas é obrigatório?

Não. Contudo é aconselhável, por motivos de protecção e segurança.

O uso de colete reflector para a condução de motociclos é obrigatório?

Não. Apenas os veículos de quatro ou mais rodas são obrigados a estar equipados com um colete reflector de modelo oficialmente aprovado. Nos termos do art. 88.º do Código da Estrada, aprovado pelo decreto-lei 114/94, de 3 de Maio, alterado pelo decreto –lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, “todos os veículos a motor em circulação, salvo os dotados de apenas de duas ou três rodas, os motocultivadores e os quadriciclos sem caixa, devem estar equipados com um sinal de pré-sinalização de perigo e um colete, ambos retrorreflectores e de modelo oficialmente aprovado.”

Quais são os limites de velocidade para um motociclo?

Os motociclos com mais de 50cc têm limites de velocidade iguais aos dos automóveis. Para os ciclomotores com cilindrada até 50cc, o limite máximo dentro de localidade é de 40 km/h e fora das localidades é de 45 Km/h. 

As motos 125cc podem circular em autoestrada?

Sim. Os motociclos com cilindradas superiores a 125cc não têm qualquer limitação imposta pelo código da estrada e podem circular nas mesmas vias que os veículos ligeiros de passageiros.

Os motociclos podem estacionar em qualquer lugar?

Não. Quando não houver sinalização em contrário, os motociclos podem estacionar nos mesmos espaços reservados aos automóveis. Assistimos diversas vezes a estacionamentos de motociclos em cima dos passeios, mas este procedimento não é legal. Os motociclos devem estacionar no mesmo espaço que os veículos ligeiros ou, caso exista, num estacionamento reservado a motociclos.

Posso ter Via Verde na minha moto?

Sim. O dispositivo de Via Verde também pode ser utilizado por motociclos. Os motociclos que circulem com Via Verde têm um desconto de 30%.

Quero conduzir um motociclo, mas não tenho qualquer experiência de condução de motos. Posso realizar um curso de condução para aprender?

Sim. Existem vários cursos de condução onde pode aprender vários aspectos e técnicas de condução de motociclos. A oferta pode variar desde cursos para automobilistas que nunca tenham tirado a carta de moto e pretendem conduzir moto ou até cursos de condução avançada em motociclos.

Quero comprar um conduzir um motociclo, mas tenho receio de não me adaptar. Posso experimentar antes de o comprar?

Sim. Tal como nos automóveis, existem vários concessionários com veículos disponíveis para test drive. Alguns disponibilizam mesmo cursos de condução.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Código de Conduta Offroad

 

Código de Conduta / Offroad

- Use apenas estradas públicas onde seja permitido circular de moto ou privadas desde que devidamente autorizado;

- Mantenha-se sempre nas áreas definidas para circulação;

- Mantenha sempre um espaço para a circulação de pedestres, cavalos e ciclistas;

- Conduza a uma velocidade segura e de acordo com o estado da estrada ou caminho;

- Circule discretamente e sem muito ruído;

- Respeite o ambiente;

- Esforce-se para ser um bom embaixador do motociclismo