sábado, 25 de dezembro de 2021
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
sábado, 20 de novembro de 2021
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
A DESMONTAGEM E MONTAGEM DO MOTOR e caixa de velocidades
Veja aqui como proceder à montagem e desmontagem correctas do motor da Honda XR 125L (vídeo em espanhol)
Montagem da caixa de velocidades (vídeo em espanhol)
Especificações da moto
Especificações | |
Motor | OHC de quatro tempos, cilindro único, resfriado a ar |
Cilindrada | 124,1cc |
Ignição | CDI, START eléctrico |
Transmissão | Cinco velocidades |
Dimensões (C x L x A) | 2100 x 820 x 1126 mm |
Altura do assento | 825mm |
Distância ao solo | 243 mm |
Distância entre eixos | 1361 mm |
Capacidade de combustível | 12L |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico / 180mm |
Suspensão traseira | Choque único / 150mm |
Travões dianteiros | Disco 240mm |
Travões traseiros | Tambor |
Medidas pneu (frente) | 90/90 19 |
Medidas pneu (traseiro) | 110/90 17 |
Peso seco | 119,8 kg |
Pneus com nós dianteiros e traseiros, rodas dentadas e corrente de baixa relação, protecção contra lama |
Velocidade máxima: 100km/h - 65m/h
terça-feira, 28 de setembro de 2021
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
terça-feira, 20 de julho de 2021
sábado, 17 de julho de 2021
Esquema eléctrico da HONDA XR 125L
Diagrama - sistema eléctrico e manual de oficina
Este arquivo contém o diagrama eléctrico, bem como o guia do proprietário. e todas as ligações eléctricas com os respectivos símbolos e designações.
DOWNLOAD DO MANUAL E DIAGRAMA COMPLETO AQUI (PDF)
quinta-feira, 1 de julho de 2021
LIMPEZA DO CARBURADOR DA HONDA XR 125L
LIMPEZA DO CARBURADOR DA HONDA XR
125L
No caso de haver
necessidade de limpeza do carburador será necessário montar e desmontar algumas
peças.
Mesmo os pouco versados na mecânica sabem que os carburadores servem para fornecer gasolina ao motor, para este andar - atomizam-na com ar, formando uma mistura que pode ser mais rica (conter mais gasolina) ou mais pobre (mais ar).
Com o motor
desligado:
O carburador está
localizado na parte de trás do motor, em forma de coração.
Colocamos a torneira do
tanque de combustível em off/ fechado
para se evitarem derrames de combustível. Colocamos um recipiente sob a
alavanca e soltamos a mangueira, enquanto mudamos a torneira para open/aberto para
que corra alguma gasolina.
Retiramos o carburador, abrimos as linhas e conexões, soltando as
abraçadeiras e afrouxando os parafusos.
Depois de retirada a tampa
do carburador, separamos os parafusos e removemos depois as restantes peças (parecidas
com parafusos), bóia, etc
Limpa-se bem o carburador
com gasolina e uma escova.
Voltamos a montar o carburador, tendo o cuidado de limpar e secar
cuidadosamente todas as peças antes de as montar.
ANTES DE
DESMONTAR O CARBURADOR VÁ TIRANDO FOTOGRAFIAS QUE DEPOIS O AJUDARÃO NA
MONTAGEM.
AFINAÇÃO
Baixas: É muito fácil e simples, simplesmente tens de jogar com o parafuso de ar e ralenti até esta trabalhar bem ao ralenti sem acelerar.
Médias: Simplesmente colocar a agulha mais acima, ao meio ou a baixo, dependendo do gosto de cada um (isto poderão saber ao testar).
Altas: Abrindo a cuba retire 3 parafusos, um deles ( o maior dos 3) é o gigler de altas, esse gigler é o que se tem de substituir por um novo inferior ou maior dependendo se queremos que entre mais ou menos gasolina.
Saber quando deves e como deves afinar a carburação olhando para a vela:
Fotos de várias estados de velas:
1
1 - Na vela de cima falta gasolina: portanto temos de afinar altas, baixas e médias ( baixas e médias porque ao trocar o gigler de altas se altera o comportamento destes regimes)
2
2 - Vela com a mistura muito rica - é sinal de que tem demasiada gasolina - tens que baixar o gigler de altas única e exclusivamente já que normalmente não afecta as baixas e médias.
3
3 - Vela regular, bem afinada.
segunda-feira, 21 de junho de 2021
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Como aumentar a velocidade da Honda XR 125L
COMO TORNAR A SUA HONDA XR 125L MAIS RÁPIDA
Um pinhão de ataque menor e uma cremalheira maior resulta num maior torque (mais distante do centro da roda dentada) transmitindo à roda traseira uma maior aceleração mas reduzindo a velocidade máxima da moto porque a roda traseira terá menos rotações para a mesma rotação do motor.
Se aumentar o pinhão de ataque e diminuir a cremalheira, haverá uma queda na aceleração mas um aumento da velocidade máxima - o torque obtido na roda traseira é reduzido (a distância perpendicular do centro é reduzida), mas permite que a roda traseira funcione em alta velocidade, permitindo que cada velocidade (mudança) seja usada para uma faixa mais ampla de velocidades e, teoricamente, a velocidade máxima aumenta significativamente - dizemos teoricamente porque, no caso de motores pequenos, pode não se conseguir usar a velocidade (mudança) superior correctamente, mas mesmo que não obtenha um aumento significativo da velocidade máxima, obterá sempre uma maior eficiência de combustível, uma vez que o motor funcionará a menos rpm para a mesma velocidade.
Para calcular a engrenagem final, encontre a relação entre o número de dentes da cremalheira e o número de dentes do pinhão de ataque - se o pinhão de ataque tiver 15 dentes e a cremalheira 45 dentes, o valor final da engrenagem será 3, mas se mudar para uma cremalheira de 48 dentes obtém uma transmissão final de 3.2 o que lhe proporcionaria uma alta aceleração - se, em vez disso, você mudar para uma cremalheira de 42 dentes, terá uma transmissão final de 2.8, resultando numa marcha mais alta e aumentando a velocidade máxima da moto.
RESUMINDO: para aumentar a força/potência deve aumentar o tamanho da cremalheira ou diminuir o tamanho do pinhão de ataque - para aumentar a velocidade máxima deve reduzir o tamanho da cremalheira ou aumentar o tamanho do pinhão de ataque.
Tenha sempre o cuidado de calcular a relação da transmissão final na configuração para ter a certeza de que a nova configuração está correcta - se não estiver à vontade na questão aconselha-se que consulte um especialista ou mecânico experimentado.