LIMPEZA DO CARBURADOR DA HONDA XR
125L
No caso de haver
necessidade de limpeza do carburador será necessário montar e desmontar algumas
peças.
Mesmo os pouco versados na mecânica sabem que os carburadores servem para fornecer gasolina ao motor, para este andar - atomizam-na com ar, formando uma mistura que pode ser mais rica (conter mais gasolina) ou mais pobre (mais ar).
Com o motor
desligado:
O carburador está
localizado na parte de trás do motor, em forma de coração.
Colocamos a torneira do
tanque de combustível em off/ fechado
para se evitarem derrames de combustível. Colocamos um recipiente sob a
alavanca e soltamos a mangueira, enquanto mudamos a torneira para open/aberto para
que corra alguma gasolina.
Retiramos o carburador, abrimos as linhas e conexões, soltando as
abraçadeiras e afrouxando os parafusos.
Depois de retirada a tampa
do carburador, separamos os parafusos e removemos depois as restantes peças (parecidas
com parafusos), bóia, etc
Limpa-se bem o carburador
com gasolina e uma escova.
Voltamos a montar o carburador, tendo o cuidado de limpar e secar
cuidadosamente todas as peças antes de as montar.
ANTES DE
DESMONTAR O CARBURADOR VÁ TIRANDO FOTOGRAFIAS QUE DEPOIS O AJUDARÃO NA
MONTAGEM.
AFINAÇÃO
Baixas: É muito fácil e simples, simplesmente tens de jogar com o parafuso de ar e ralenti até esta trabalhar bem ao ralenti sem acelerar.
Médias: Simplesmente colocar a agulha mais acima, ao meio ou a baixo, dependendo do gosto de cada um (isto poderão saber ao testar).
Altas: Abrindo a cuba retire 3 parafusos, um deles ( o maior dos 3) é o gigler de altas, esse gigler é o que se tem de substituir por um novo inferior ou maior dependendo se queremos que entre mais ou menos gasolina.
Saber quando deves e como deves afinar a carburação olhando para a vela:
Fotos de várias estados de velas:
1
1 - Na vela de cima falta gasolina: portanto temos de afinar altas, baixas e médias ( baixas e médias porque ao trocar o gigler de altas se altera o comportamento destes regimes)
2
2 - Vela com a mistura muito rica - é sinal de que tem demasiada gasolina - tens que baixar o gigler de altas única e exclusivamente já que normalmente não afecta as baixas e médias.
3
3 - Vela regular, bem afinada.
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