Veja aqui como proceder à montagem e desmontagem correctas do motor da Honda XR 125L (vídeo em espanhol)
Montagem da caixa de velocidades (vídeo em espanhol)
Veja aqui como proceder à montagem e desmontagem correctas do motor da Honda XR 125L (vídeo em espanhol)
Montagem da caixa de velocidades (vídeo em espanhol)
Especificações | |
Motor | OHC de quatro tempos, cilindro único, resfriado a ar |
Cilindrada | 124,1cc |
Ignição | CDI, START eléctrico |
Transmissão | Cinco velocidades |
Dimensões (C x L x A) | 2100 x 820 x 1126 mm |
Altura do assento | 825mm |
Distância ao solo | 243 mm |
Distância entre eixos | 1361 mm |
Capacidade de combustível | 12L |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico / 180mm |
Suspensão traseira | Choque único / 150mm |
Travões dianteiros | Disco 240mm |
Travões traseiros | Tambor |
Medidas pneu (frente) | 90/90 19 |
Medidas pneu (traseiro) | 110/90 17 |
Peso seco | 119,8 kg |
Pneus com nós dianteiros e traseiros, rodas dentadas e corrente de baixa relação, protecção contra lama |
Velocidade máxima: 100km/h - 65m/h
Diagrama - sistema eléctrico e manual de oficina
Este arquivo contém o diagrama eléctrico, bem como o guia do proprietário. e todas as ligações eléctricas com os respectivos símbolos e designações.
DOWNLOAD DO MANUAL E DIAGRAMA COMPLETO AQUI (PDF)
No caso de haver
necessidade de limpeza do carburador será necessário montar e desmontar algumas
peças.
Mesmo os pouco versados na mecânica sabem que os carburadores servem para fornecer gasolina ao motor, para este andar - atomizam-na com ar, formando uma mistura que pode ser mais rica (conter mais gasolina) ou mais pobre (mais ar).
Com o motor
desligado:
O carburador está
localizado na parte de trás do motor, em forma de coração.
Colocamos a torneira do
tanque de combustível em off/ fechado
para se evitarem derrames de combustível. Colocamos um recipiente sob a
alavanca e soltamos a mangueira, enquanto mudamos a torneira para open/aberto para
que corra alguma gasolina.
Retiramos o carburador, abrimos as linhas e conexões, soltando as
abraçadeiras e afrouxando os parafusos.
Depois de retirada a tampa
do carburador, separamos os parafusos e removemos depois as restantes peças (parecidas
com parafusos), bóia, etc
Limpa-se bem o carburador
com gasolina e uma escova.
Voltamos a montar o carburador, tendo o cuidado de limpar e secar
cuidadosamente todas as peças antes de as montar.
ANTES DE
DESMONTAR O CARBURADOR VÁ TIRANDO FOTOGRAFIAS QUE DEPOIS O AJUDARÃO NA
MONTAGEM.
AFINAÇÃO
Baixas: É muito fácil e simples, simplesmente tens de jogar com o parafuso de ar e ralenti até esta trabalhar bem ao ralenti sem acelerar.
Médias: Simplesmente colocar a agulha mais acima, ao meio ou a baixo, dependendo do gosto de cada um (isto poderão saber ao testar).
Altas: Abrindo a cuba retire 3 parafusos, um deles ( o maior dos 3) é o gigler de altas, esse gigler é o que se tem de substituir por um novo inferior ou maior dependendo se queremos que entre mais ou menos gasolina.
Saber quando deves e como deves afinar a carburação olhando para a vela:
Fotos de várias estados de velas:
1
1 - Na vela de cima falta gasolina: portanto temos de afinar altas, baixas e médias ( baixas e médias porque ao trocar o gigler de altas se altera o comportamento destes regimes)
2
2 - Vela com a mistura muito rica - é sinal de que tem demasiada gasolina - tens que baixar o gigler de altas única e exclusivamente já que normalmente não afecta as baixas e médias.
3
3 - Vela regular, bem afinada.
COMO TORNAR A SUA HONDA XR 125L MAIS RÁPIDA
Um pinhão de ataque menor e uma cremalheira maior resulta num maior torque (mais distante do centro da roda dentada) transmitindo à roda traseira uma maior aceleração mas reduzindo a velocidade máxima da moto porque a roda traseira terá menos rotações para a mesma rotação do motor.
Se aumentar o pinhão de ataque e diminuir a cremalheira, haverá uma queda na aceleração mas um aumento da velocidade máxima - o torque obtido na roda traseira é reduzido (a distância perpendicular do centro é reduzida), mas permite que a roda traseira funcione em alta velocidade, permitindo que cada velocidade (mudança) seja usada para uma faixa mais ampla de velocidades e, teoricamente, a velocidade máxima aumenta significativamente - dizemos teoricamente porque, no caso de motores pequenos, pode não se conseguir usar a velocidade (mudança) superior correctamente, mas mesmo que não obtenha um aumento significativo da velocidade máxima, obterá sempre uma maior eficiência de combustível, uma vez que o motor funcionará a menos rpm para a mesma velocidade.
Para calcular a engrenagem final, encontre a relação entre o número de dentes da cremalheira e o número de dentes do pinhão de ataque - se o pinhão de ataque tiver 15 dentes e a cremalheira 45 dentes, o valor final da engrenagem será 3, mas se mudar para uma cremalheira de 48 dentes obtém uma transmissão final de 3.2 o que lhe proporcionaria uma alta aceleração - se, em vez disso, você mudar para uma cremalheira de 42 dentes, terá uma transmissão final de 2.8, resultando numa marcha mais alta e aumentando a velocidade máxima da moto.
RESUMINDO: para aumentar a força/potência deve aumentar o tamanho da cremalheira ou diminuir o tamanho do pinhão de ataque - para aumentar a velocidade máxima deve reduzir o tamanho da cremalheira ou aumentar o tamanho do pinhão de ataque.
Tenha sempre o cuidado de calcular a relação da transmissão final na configuração para ter a certeza de que a nova configuração está correcta - se não estiver à vontade na questão aconselha-se que consulte um especialista ou mecânico experimentado.
Vídeo pormenorizado - como montar a caixa de velocidades na Honda XR 125L
Um dos componentes das motos que merece grande atenção é a suspensão dianteira, que é fundamental para um normal funcionamento, e cujas principais funções são reduzir os impactos e irregularidades que a moto sofre no solo, que são sentidos pelo condutor, e manter a aderência da parte frontal à estrada, para além de outras menos evidentes.
O garfo
é formado por dois cilindros de aço inox onde estão inseridos os amortecedores.
Uma
queda, pancada ou impacto pode causar empenos, torções, rachas ou outro tipo de
danos no garfo, e, nestes casos, a única solução será a sua substituição,
para que a segurança não seja posta em causa.
Clique aqui ou na imagem para ver o manual de substituição do garfo (pdf - inglês) na XR