quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Especificações da moto


Com base numa estrutura de tubo de aço de berço semi-duplo muito resistente, a XR125L oferece força, fiabilidade, rigidez e leveza ideais para o seu manuseio rápido, fácil e seguro  em praticamente todo o tipo de terrenos, dos mais neutros aos mais difíceis. O grande tanque de combustível com capacidade para 12 litros aliado ao seu baixo consumo proporciona uma autonomia de cerca de 300 kms o que não é vulgar nas motos com esta cilindrada.
 
ESPECIFICAÇÕES /CARACTERÍSTICAS DA HONDA XR 125L
 

Especificações

Motor

OHC de quatro tempos, cilindro único, resfriado a ar

Cilindrada

124,1cc

Ignição

CDI, START eléctrico

Transmissão

Cinco velocidades

Dimensões (C x L x A)

2100 x 820 x 1126 mm

Altura do assento

825mm

Distância ao solo

243 mm

Distância entre eixos

1361 mm

Capacidade de combustível

12L

Suspensão dianteira

Garfo telescópico / 180mm

Suspensão traseira

Choque único / 150mm

Travões dianteiros

Disco 240mm

Travões traseiros

Tambor

Medidas pneu (frente)

90/90 19

Medidas pneu (traseiro)

110/90 17

Peso seco

119,8 kg


Pneus com nós dianteiros e traseiros, rodas dentadas e corrente de baixa relação,  protecção contra lama

Velocidade máxima: 100km/h - 65m/h



sábado, 17 de julho de 2021

Esquema eléctrico da HONDA XR 125L

 


Diagrama - sistema eléctrico e manual de oficina

Este arquivo contém o diagrama eléctrico, bem como o guia do proprietário. e todas as ligações eléctricas com os respectivos símbolos e designações.

DOWNLOAD DO MANUAL E DIAGRAMA COMPLETO AQUI (PDF)

quinta-feira, 1 de julho de 2021

LIMPEZA DO CARBURADOR DA HONDA XR 125L

 

LIMPEZA DO CARBURADOR DA HONDA XR 125L

No caso de haver necessidade de limpeza do carburador será necessário montar e desmontar algumas peças.

Mesmo os pouco versados na mecânica sabem que os carburadores servem para fornecer gasolina ao motor, para este andar - atomizam-na com ar, formando uma mistura que pode ser mais rica (conter mais gasolina) ou mais pobre (mais ar).

Com o motor desligado:

O carburador está localizado na parte de trás do motor, em forma de coração.

Colocamos a torneira do tanque de combustível em  off/ fechado para se evitarem derrames de combustível. Colocamos um recipiente sob a alavanca e soltamos a mangueira, enquanto mudamos a torneira para open/aberto para que corra alguma gasolina.

Retiramos o carburador, abrimos as linhas e conexões, soltando as abraçadeiras  e  afrouxando os parafusos. 

Depois de retirada  a tampa do carburador, separamos os parafusos e removemos depois as restantes peças (parecidas com parafusos), bóia, etc

Limpa-se bem  o carburador com gasolina e uma escova. 

Voltamos a montar o carburador, tendo o cuidado de limpar e secar cuidadosamente todas as peças antes de as montar.

ANTES DE DESMONTAR O CARBURADOR VÁ TIRANDO FOTOGRAFIAS QUE DEPOIS O AJUDARÃO NA MONTAGEM.


AFINAÇÃO

Baixas: É muito fácil e simples, simplesmente tens de jogar com o parafuso de ar e ralenti até esta trabalhar bem ao ralenti sem acelerar.

Médias: Simplesmente colocar a agulha mais acima, ao meio ou a baixo, dependendo do gosto de cada um (isto poderão saber ao testar).

Altas: Abrindo a cuba retire 3 parafusos, um deles ( o maior dos 3) é o gigler de altas, esse gigler é o que se tem de substituir por um novo inferior ou maior dependendo se queremos que entre mais ou menos gasolina. 

Saber quando deves e como deves afinar a carburação olhando para a vela:


Fotos de várias estados de velas:

1

22

1 - Na vela de cima falta gasolina: portanto temos de afinar altas, baixas e médias ( baixas e médias porque ao trocar o gigler de altas se altera o comportamento destes regimes) 


2

32

2 - Vela com a mistura muito rica - é sinal de que tem demasiada gasolina - tens que baixar o gigler de altas única e exclusivamente já que normalmente não afecta as baixas e médias.



3

42

3 - Vela regular, bem afinada.



segunda-feira, 10 de maio de 2021

Como aumentar a velocidade da Honda XR 125L

 COMO TORNAR A SUA  HONDA XR 125L  MAIS RÁPIDA


A Honda XR125L, sendo uma trail de baixa cilindrada, não é uma moto para velocidades, como é evidente. A velocidade máxima varia entre os 100km e os 110 km/h, o que faz com que alguns proprietários destas fabulosas máquinas queiram aumentar a sua velocidade máxima, sem fazer alterações no motor nem no sistema de combustível.
Importante é referir que esta moto foi projectada e construída para conseguir exactamente esta velocidade máxima, em segurança e sem sobrecargas do motor e que todas as alterações que se possam fazer para aumentar a sua velocidade acabam por ter reflexos negativos tanto na segurança como na fiabilidade do seu motor.


Posto isto, vamos então ao que se pode fazer para aumentar um pouco a velocidade máxima da XR125L, sem alterações do motor.

Partindo do princípio de que o motor está com o óleo adequado, ao nível  e em condições, e que o sistema de combustível se encontra limpo, o primeiro passo é o filtro de ar - verifique se está bem limpo - se não for o caso substitua-o. A substituição do filtro original por um que permita um fluxo de ar mais livre melhorará a performance da moto.

Alterações no sistema de escape, aumentando o diâmetro da saída dos gases, ou a sua substituição por um escape que aumente o rendimento proporcionarão também uma melhor resposta do motor.

Tenha em atenção que estas duas intervenções aumentarão o consumo de combustível da moto e a alteração do escape aumentará também o barulho do motor.

A Honda XR 125L tem, de origem, pneus mistos - dianteiro : 90/90 R19 - traseiro : 110/90 R17 - se não se importar de perder as características "todo o terreno" da sua máquina, a sua substituição por pneus mais lisos também terá alguma influência na velocidade.

E agora a principal alteração que lhe poderá proporcionar um acréscimo entre 10 a 15 km na velocidade de ponta: a transmissão (Sprocketing) - a relação entre o tamanho do pinhão de ataque e a roda dentada (cremalheira)  é da maior importância. Esta simples alteração, se bem executada, pode trazer alterações impressionantes.


O tamanho das rodas dentadas pode ser qualquer coisa razoável, desde que a sua proporção seja a mesma - é a proporção que faz a diferença - o valor da engrenagem é uma relação entre os dentes da roda dentada traseira (cremalheira) e o número de dentes da roda dentada dianteira (pinhão de ataque). Esta relação pode ser usada para alterar a aceleração ou velocidade máxima da moto.

Um pinhão de ataque menor e uma cremalheira maior resulta num maior torque (mais distante do centro da roda dentada) transmitindo à roda traseira uma maior aceleração mas reduzindo a velocidade máxima da moto  porque a roda traseira terá menos rotações para a mesma rotação do motor.

Se aumentar o pinhão de ataque e diminuir a cremalheira, haverá uma queda na aceleração mas um aumento da velocidade máxima - o torque obtido na roda traseira é reduzido (a distância perpendicular do centro é reduzida), mas permite que a roda traseira funcione em alta velocidade, permitindo que cada velocidade (mudança) seja usada para uma faixa mais ampla de velocidades e, teoricamente, a velocidade máxima aumenta significativamente - dizemos teoricamente porque, no caso de motores pequenos, pode não se conseguir usar a velocidade (mudança) superior correctamente, mas mesmo que não obtenha um aumento significativo da velocidade máxima, obterá sempre uma maior eficiência de combustível, uma vez que o  motor funcionará a menos rpm para a mesma velocidade.



Para calcular a engrenagem final, encontre a relação entre o número de dentes da cremalheira e o número de dentes do pinhão de ataque - se o pinhão de ataque tiver  15 dentes e a cremalheira 45 dentes, o valor final da engrenagem será 3, mas  se mudar para uma cremalheira de 48 dentes obtém uma transmissão final de 3.2 o que lhe proporcionaria uma alta aceleração - se, em vez disso, você mudar para uma cremalheira de 42 dentes, terá uma transmissão final de 2.8, resultando numa marcha mais alta e aumentando a velocidade máxima da moto.

RESUMINDO: para aumentar a força/potência deve aumentar o tamanho da cremalheira ou diminuir o tamanho do pinhão de ataque - para aumentar a velocidade máxima deve reduzir o tamanho da cremalheira ou aumentar o tamanho do pinhão de ataque.

Tenha sempre o cuidado de calcular a relação da transmissão final na configuração para ter a certeza de que a nova configuração está correcta - se não estiver à vontade na questão aconselha-se que consulte um especialista ou mecânico experimentado.

segunda-feira, 15 de março de 2021