quarta-feira, 17 de novembro de 2021

A DESMONTAGEM E MONTAGEM DO MOTOR e caixa de velocidades


Veja aqui como proceder à montagem e desmontagem correctas do motor da Honda XR 125L (vídeo em espanhol)


Montagem da caixa de velocidades (vídeo em espanhol)

Especificações da moto


Com base numa estrutura de tubo de aço de berço semi-duplo muito resistente, a XR125L oferece força, fiabilidade, rigidez e leveza ideais para o seu manuseio rápido, fácil e seguro  em praticamente todo o tipo de terrenos, dos mais neutros aos mais difíceis. O grande tanque de combustível com capacidade para 12 litros aliado ao seu baixo consumo proporciona uma autonomia de cerca de 300 kms o que não é vulgar nas motos com esta cilindrada.
 
ESPECIFICAÇÕES /CARACTERÍSTICAS DA HONDA XR 125L
 

Especificações

Motor

OHC de quatro tempos, cilindro único, resfriado a ar

Cilindrada

124,1cc

Ignição

CDI, START eléctrico

Transmissão

Cinco velocidades

Dimensões (C x L x A)

2100 x 820 x 1126 mm

Altura do assento

825mm

Distância ao solo

243 mm

Distância entre eixos

1361 mm

Capacidade de combustível

12L

Suspensão dianteira

Garfo telescópico / 180mm

Suspensão traseira

Choque único / 150mm

Travões dianteiros

Disco 240mm

Travões traseiros

Tambor

Medidas pneu (frente)

90/90 19

Medidas pneu (traseiro)

110/90 17

Peso seco

119,8 kg


Pneus com nós dianteiros e traseiros, rodas dentadas e corrente de baixa relação,  protecção contra lama

Velocidade máxima: 100km/h - 65m/h



sábado, 17 de julho de 2021

Esquema eléctrico da HONDA XR 125L

 


Diagrama - sistema eléctrico e manual de oficina

Este arquivo contém o diagrama eléctrico, bem como o guia do proprietário. e todas as ligações eléctricas com os respectivos símbolos e designações.

DOWNLOAD DO MANUAL E DIAGRAMA COMPLETO AQUI (PDF)

quinta-feira, 1 de julho de 2021

LIMPEZA DO CARBURADOR DA HONDA XR 125L

 

LIMPEZA DO CARBURADOR DA HONDA XR 125L

No caso de haver necessidade de limpeza do carburador será necessário montar e desmontar algumas peças.

Mesmo os pouco versados na mecânica sabem que os carburadores servem para fornecer gasolina ao motor, para este andar - atomizam-na com ar, formando uma mistura que pode ser mais rica (conter mais gasolina) ou mais pobre (mais ar).

Com o motor desligado:

O carburador está localizado na parte de trás do motor, em forma de coração.

Colocamos a torneira do tanque de combustível em  off/ fechado para se evitarem derrames de combustível. Colocamos um recipiente sob a alavanca e soltamos a mangueira, enquanto mudamos a torneira para open/aberto para que corra alguma gasolina.

Retiramos o carburador, abrimos as linhas e conexões, soltando as abraçadeiras  e  afrouxando os parafusos. 

Depois de retirada  a tampa do carburador, separamos os parafusos e removemos depois as restantes peças (parecidas com parafusos), bóia, etc

Limpa-se bem  o carburador com gasolina e uma escova. 

Voltamos a montar o carburador, tendo o cuidado de limpar e secar cuidadosamente todas as peças antes de as montar.

ANTES DE DESMONTAR O CARBURADOR VÁ TIRANDO FOTOGRAFIAS QUE DEPOIS O AJUDARÃO NA MONTAGEM.


AFINAÇÃO

Baixas: É muito fácil e simples, simplesmente tens de jogar com o parafuso de ar e ralenti até esta trabalhar bem ao ralenti sem acelerar.

Médias: Simplesmente colocar a agulha mais acima, ao meio ou a baixo, dependendo do gosto de cada um (isto poderão saber ao testar).

Altas: Abrindo a cuba retire 3 parafusos, um deles ( o maior dos 3) é o gigler de altas, esse gigler é o que se tem de substituir por um novo inferior ou maior dependendo se queremos que entre mais ou menos gasolina. 

Saber quando deves e como deves afinar a carburação olhando para a vela:


Fotos de várias estados de velas:

1

22

1 - Na vela de cima falta gasolina: portanto temos de afinar altas, baixas e médias ( baixas e médias porque ao trocar o gigler de altas se altera o comportamento destes regimes) 


2

32

2 - Vela com a mistura muito rica - é sinal de que tem demasiada gasolina - tens que baixar o gigler de altas única e exclusivamente já que normalmente não afecta as baixas e médias.



3

42

3 - Vela regular, bem afinada.