segunda-feira, 10 de maio de 2021

Como aumentar a velocidade da Honda XR 125L

 COMO TORNAR A SUA  HONDA XR 125L  MAIS RÁPIDA


A Honda XR125L, sendo uma trail de baixa cilindrada, não é uma moto para velocidades, como é evidente. A velocidade máxima varia entre os 100km e os 110 km/h, o que faz com que alguns proprietários destas fabulosas máquinas queiram aumentar a sua velocidade máxima, sem fazer alterações no motor nem no sistema de combustível.
Importante é referir que esta moto foi projectada e construída para conseguir exactamente esta velocidade máxima, em segurança e sem sobrecargas do motor e que todas as alterações que se possam fazer para aumentar a sua velocidade acabam por ter reflexos negativos tanto na segurança como na fiabilidade do seu motor.


Posto isto, vamos então ao que se pode fazer para aumentar um pouco a velocidade máxima da XR125L, sem alterações do motor.

Partindo do princípio de que o motor está com o óleo adequado, ao nível  e em condições, e que o sistema de combustível se encontra limpo, o primeiro passo é o filtro de ar - verifique se está bem limpo - se não for o caso substitua-o. A substituição do filtro original por um que permita um fluxo de ar mais livre melhorará a performance da moto.

Alterações no sistema de escape, aumentando o diâmetro da saída dos gases, ou a sua substituição por um escape que aumente o rendimento proporcionarão também uma melhor resposta do motor.

Tenha em atenção que estas duas intervenções aumentarão o consumo de combustível da moto e a alteração do escape aumentará também o barulho do motor.

A Honda XR 125L tem, de origem, pneus mistos - dianteiro : 90/90 R19 - traseiro : 110/90 R17 - se não se importar de perder as características "todo o terreno" da sua máquina, a sua substituição por pneus mais lisos também terá alguma influência na velocidade.

E agora a principal alteração que lhe poderá proporcionar um acréscimo entre 10 a 15 km na velocidade de ponta: a transmissão (Sprocketing) - a relação entre o tamanho do pinhão de ataque e a roda dentada (cremalheira)  é da maior importância. Esta simples alteração, se bem executada, pode trazer alterações impressionantes.


O tamanho das rodas dentadas pode ser qualquer coisa razoável, desde que a sua proporção seja a mesma - é a proporção que faz a diferença - o valor da engrenagem é uma relação entre os dentes da roda dentada traseira (cremalheira) e o número de dentes da roda dentada dianteira (pinhão de ataque). Esta relação pode ser usada para alterar a aceleração ou velocidade máxima da moto.

Um pinhão de ataque menor e uma cremalheira maior resulta num maior torque (mais distante do centro da roda dentada) transmitindo à roda traseira uma maior aceleração mas reduzindo a velocidade máxima da moto  porque a roda traseira terá menos rotações para a mesma rotação do motor.

Se aumentar o pinhão de ataque e diminuir a cremalheira, haverá uma queda na aceleração mas um aumento da velocidade máxima - o torque obtido na roda traseira é reduzido (a distância perpendicular do centro é reduzida), mas permite que a roda traseira funcione em alta velocidade, permitindo que cada velocidade (mudança) seja usada para uma faixa mais ampla de velocidades e, teoricamente, a velocidade máxima aumenta significativamente - dizemos teoricamente porque, no caso de motores pequenos, pode não se conseguir usar a velocidade (mudança) superior correctamente, mas mesmo que não obtenha um aumento significativo da velocidade máxima, obterá sempre uma maior eficiência de combustível, uma vez que o  motor funcionará a menos rpm para a mesma velocidade.



Para calcular a engrenagem final, encontre a relação entre o número de dentes da cremalheira e o número de dentes do pinhão de ataque - se o pinhão de ataque tiver  15 dentes e a cremalheira 45 dentes, o valor final da engrenagem será 3, mas  se mudar para uma cremalheira de 48 dentes obtém uma transmissão final de 3.2 o que lhe proporcionaria uma alta aceleração - se, em vez disso, você mudar para uma cremalheira de 42 dentes, terá uma transmissão final de 2.8, resultando numa marcha mais alta e aumentando a velocidade máxima da moto.

RESUMINDO: para aumentar a força/potência deve aumentar o tamanho da cremalheira ou diminuir o tamanho do pinhão de ataque - para aumentar a velocidade máxima deve reduzir o tamanho da cremalheira ou aumentar o tamanho do pinhão de ataque.

Tenha sempre o cuidado de calcular a relação da transmissão final na configuração para ter a certeza de que a nova configuração está correcta - se não estiver à vontade na questão aconselha-se que consulte um especialista ou mecânico experimentado.

domingo, 14 de março de 2021

Porquê que os homens gostam de motos?


 

Substituição do GARFO na Honda XR 125L

Um dos componentes das motos que merece grande atenção é a suspensão dianteira, que é fundamental para um normal funcionamento, e cujas  principais funções são reduzir os impactos e irregularidades que a moto sofre no solo, que são sentidos pelo condutor, e manter a aderência da parte frontal à estrada, para além de outras menos evidentes.

O garfo é formado por dois cilindros de aço inox onde estão inseridos os amortecedores.

Uma queda, pancada ou impacto pode causar empenos, torções, rachas ou outro tipo de danos no garfo, e, nestes casos, a única solução será a sua substituição, para que a segurança não seja posta em causa.

Clique aqui ou na imagem para ver o manual de substituição do garfo (pdf - inglês) na XR



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O sonho de muitas pessoas!

A sensação de liberdade é o sonho de muitas pessoas!

Nós, motociclistas, sabemos bem  o que isso significa.



Pai, porque é que  as pessoas que andam de moto parecem tão felizes?

- Olha filho, na minha opinião eles são completamente loucos.

Eles têm uma estranha filosofia -  pensam que são livres, gostam de sentir o vento na cara, a poeira, a chuva, o sol , os cheiros e todo o resto.

Chamam irmãos aos amigos e companheiros, ajudam-se uns aos outros, cumprimentam-se mesmo que não se conheçam….

Quando param e descem das motos abraçam-se como se não se vissem há anos, vivem o momento, arriscam-se a morrer a qualquer momento e aparentemente, não se importam.!

- Pai, compras-me uma moto ???



domingo, 7 de fevereiro de 2021

MAIS UNS AUTOCOLANTES (STICKERS)

 Mais umas imagens para os apreciadores 







Desmontagem motor Honda 125

 Este vídeo é referente ao motor da CG 125, semelhante ao da XR 125L



VERIFIQUE FREQUENTEMENTE  O NÍVEL DE ÓLEO DO SEU MOTOR


História da Honda Motor Company





A Honda Motor Company, Limited é um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo e foi fundada por Soichiro Honda em 24 de setembro de 1948 em Hamamatsu, Shizuoka, Japão.
CEO actual: Takahiro Hachigo
Sede: Minato, Tóquio, Japão
Receita: 17,46 trilhões JPY (2020)
Fundadores: Soichiro Honda e Takeo Fujisawa
Subsidiárias: Acura, Honda Canada, Honda Brasil e Honda Motorcycle Thailand.



 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

MOTOS E A PANDEMIA

MOTOS E A PANDEMIA


A ditadura do confinamento imposta pela pandemia, roubou-nos tudo aquilo que nos era natural, as trivialidades do dia a dia e a própria liberdade, que achávamos intocável.

Mascarados, reabsorvendo as nossas próprias expirações, temendo o próprio ar, agora tornado inimigo, perdemos o prazer de passear de moto, sentir os cheiros e o vento na cara, apreciar a paisagem e ter a sensação de podermos cavalgar sem destino, que nos relaxa, tranquiliza e faz com que sejamos felizes. seja numa moto de 50cc ou 1000cc. 



Acredito que são os amantes das motos, pelo menos aqueles que as utilizam de uma forma mais lúdica, que estão entre os que mais sofrem com as restrições.

Nesta pandemia, milhares de motos percorrem diariamente as cidades fazendo todo o tipo de entregas a pessoas confinadas nas suas casas - medicamentos, alimentos, entre muitas outras coisas, são agora responsabilidade de guerreiros e guerreiras que trabalham montados em motos, com o peso das mochilas, num constante movimento, para que os artigos cheguem a quem necessita.



Motos e carros não foram feitos para andar na mesma estrada, mas como o ser humano  não foi feito para ser "infeliz" - se andar de moto te faz ter um sorriso na cara, então sê "feliz" !!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Peças genuínas, originais e "piratas ou paralelas"

 Peças genuínas, originais e "piratas ou paralelas" 

Mesmo sem ser engenheiro ou mecânico, qualquer um de nós sabe que a utilização e substituição de peças / componentes da nossa moto deve ser sempre por peças genuínas ou originais - a garantia de qualidade só pode ser oferecida pelo respectivo fabricante. 

Embora mais caras, as peças genuínas ou originais garantem uma maior segurança, durabilidade e fiabilidade, bem como uma maior valorização da moto, nomeadamente por ocasião da sua venda. Isto aplica-se a todos os componentes.

Existe contudo uma diferença grande entre peças genuínas e originais - as peças genuínas são fabricadas pela própria marca e as peças originais podem ser fabricadas pela marca ou por outras empresas com acordo com a mesma - repare-se, por exemplo, no caso dos pneus, componentes electrónicos e outros, que são normalmente fabricados por empresas especializadas que trabalham com o fabricante da moto.

Paralelamente, a manutenção regular prevista nos manuais, a utilização de produtos e especificações indicados pelo fabricante, nomeadamente no óleo do motor e nos pneus será sempre uma garantia de segurança e durabilidade da moto. Note-se ainda que os produtos de origem têm sempre um período de garantia mais prolongado.

Ignorar estes factos é aumentar o risco de sofrer dissabores. sobrecarregar a sua carteira e, acima de tudo. colocar a sua integridade física em risco.


Carburador original Honda Xr 125L