domingo, 17 de janeiro de 2021
sábado, 26 de dezembro de 2020
OS TIPOS DE MOTOS
OS PRINCIPAIS TIPOS DE MOTOS
Há, actualmente, vários tipos de motos, tipos esses que nada têm a ver com a cilindrada do motor, potência, velocidade ou o seu tamanho.
Vamos apenas falar dos tipos mais comuns, ou seja aqueles com que nos deparamos com mais frequência nas nossas estradas, onde circulam de todos os tipos e de dezenas de marcas diferentes.
Os dois tipos básicos são On-road (fabricadas para a circulação nas estradas asfaltadas e bons pisos) e Off-road (para a circulação fora da estrada, em terrenos mais irregulares e acidentados).
Na base dos tipos de motos estão as Scooters, ágeis e económicas, são veículos vocacionadas para a circulação nas cidades, com espaços para a guarda de objectos, nomeadamente o capacete. Geralmente com mudanças automáticas (sem embraiagem manual) e cilindradas mais baixas, entre os 50cc e os 200cc (há de cilindradas mais altas), são relativamente confortáveis embora a segurança seja penalizada pelo pequeno tamanho das rodas e pelo apoio dos pés do condutor em superfície plana. São muito populares entre a malta jovem porque aos dezasseis anos já é possível conseguir a carta de condução para este tipo de motos.
A variante Cub é diferente das scooters convencionais pelo apoio dos pés do condutor, que assentam em pisa pés do mesmo tipo da maioria das motos.
Normalmente são chamadas de motos de motocross, devido ao seu aspecto e tipo de pneus. São motos altas, com rodas grandes e suspensões de longo curso, preparadas para aventuras em todo-o-terreno, com o motor completamente exposto. A transmissão privilegia a força em detrimento da velocidade.
Bem, ainda há as moto-quatro (Squad), mas isso já faz parte de outra história ...
terça-feira, 8 de dezembro de 2020
ATENÇÃO À BATERIA DA MOTO
sábado, 21 de novembro de 2020
XR 125 L - Diagrama eléctrico
Quando em movimento, o alternador e o regulador alimentam o sistema eléctrico. Por outro lado a bateria ajuda a estabilizar a energia. Os demais componentes do sistema elétrico interpretados no diagrama da XR125 são as luzes, buzina, motor ligado e desligado, injeção, painel de instrumentos e demais elementos eletrônicos.
Componentes principais do sistema elétrico da XR 125:
Bateria
Relés de luz, módulos de controle e sensores
Blocos de fusíveis
Comutador
Cabo, fios e conectores
Motor de arranque
Sensores de entrada, travões e velocidade
Alternador
Porquê a Honda XR 125L ?
Não é uma mota para qualquer pessoa. É uma trail/enduro humilde mas muito honesta, elegante, que levará o seu dono/a a qualquer lado, mas em velocidades mais lentas, quando a comparamos com outras motas. Ideal para a cidade, onde faz maravilhas - leve, confortável, económica e de condução muito fácil, privilegia a maneabilidade no trânsito. Como é evidente não tem características de estradista, mas pode proporcionar viagens calmas, confortáveis e com tempo para apreciar tudo à sua volta, ou seja, viagens perfeitas.
Mas se for para fora da cidade, por caminhos de terra ou estradas florestais, pode ter a certeza de que continuará maravilhado com a sua eficácia, fiabilidade e versatilidade. Consegue passar por locais onde motas maiores e mais potentes não têm espaço, proporcionando sempre uma posição de condução erecta e confortável - o seu tanque com uma capacidade de 12 litros confere-lhe uma autonomia que ronda os 400 km. Uma mota que pode fazer tudo, mas a uma velocidade moderada. É uma mota rústica / country, simples e muito fiável, em que qualquer mecânico, com ferramentas simples, estará apto a trabalhar.
O seu motor mono-cilíndrico refrigerado a ar debita 11,52 cv e o consumo médio são 3l / 100km. o que, aliado à sua manutenção fácil e barata é uma garantia de satisfação para todos aqueles em cuja filosofia não se integram as motos rápidas e potentes, grandes velocidades, show off ou outras razões ou necessidades.
O berço / chassis é construído com tubos de aço, a suspensão dianteira é convencional com hastes de 31 mm e 180 mm de deslocamento entre as saliências, o travão dianteiro é um disco de 260 mm com uma pinça de dois pistões, e o traseiro é de tambor. As rodas 19 à frente e 17 a traseira, e as dimensões da mota proporcionam ao condutor uma altura do solo perfeita para a sua utilização em todos os tipos de terreno.
O início de produção foi em 2003 e continua, ainda hoje e por vezes com outra designação , a ser fabricada em vários países da América do Sul, onde é muito procurada e utilizada, por todas a razões acima referidas. Tem uma velocidade máxima de 110km/h, uma construção rústica com instrumentação mínima e start eléctrico - apenas a versão de 2010 saíu com kick starter para além do arranque eléctrico, uma mais-valia, que, infelizmente, não teve continuidade.
Na Europa, a XR 125L tem uma excelente cotação e a procura de usadas é grande - há uma legião de verdadeiros adoradores do modelo.
segunda-feira, 2 de novembro de 2020
Limpeza e conservação da sua moto
Dicas de limpeza
Todos nós cuidamos das nossas motos à nossa maneira, aquela que pensamos ser a melhor e mais correcta, mas certo é que, por vezes, há pequenos pormenores que descuramos. Note-se que estes conselhos são particularmente importantes em relação às motos de origem chinesa, em que os alumínios e cromados não são de grande qualidade.
Limpe regularmente a sua moto para proteger os acabamentos de superfície e verifique se existem danos, desgaste ou fugas de de óleo;
Evite produtos de limpeza agressivos que não tenham sido fabricados para utilização em motocicletas ou automóveis pois podem conter detergentes agressivos ou solventes químicos que acabariam por danificar a tinta ou os plásticos da sua moto e evite lavagens de alta pressão (lavagens de automóveis que funcionam com moedas)
Nunca
limpe a sua moto sem que o motor e o escape estejam frios;
Utilize sempre água fria, uma esponja ou pano macio e um detergente adequado - passe depois a água até que os restos do detergente saiam para que não danifiquem borrachas e plásticos;
Seque de seguida, ligue o motor e deixe trabalhar durante ¾ minutos. Tenha o cuidado de lubrificar de imediato a corrente. Se o farol principal tiver ficado embaciado bastará ligar o máximo durante 1 ou 2 minutos;
Atenção aos travões depois da lavagem – até estarem completamente secos não serão tão eficazes;
Tenha particular atenção às jantes da sua moto – o alumínio deve ser muito bem limpo e seco para evitar a corrosão;
É sempre uma boa opção borrifar as peças de alumínio não pintadas, como o motor, a caixa da transmissão, bainhas de suspensão e jantes, com um spray protector transparente.