O que é o número VIN?
1) O Número de Quadro ou número VIN (Vehicle Identification Number) é o equivalente ao ADN humano e serve unicamente para identificar veículos motorizados.
Identifica o veículo no meio de milhões de outros veículos, e desde 1981 que é composto por 17 dígitos (excepto as letras I, O ou Q). Consegue-se saber “tudo sobre” o veículo, desde o modelo, o País e a cidade onde foi fabricado, a altura do ano em que foi fabricado, o Model Year (ano do modelo), o mercado a que se destina, o tipo de motor, etc, etc, etc. Ou seja… cada carácter tem um propósito.
Com este número é possível saber-se se está envolvido em determinadas Acções de Chamada (Recalls), saber se já teve garantias de fábrica (com o respectivo programa interno), quem é proprietário (mais uma vez através de um programa, no nosso caso do IMTT), etc.
História do número VIN
Em meados dos anos 50 os fabricantes de automóveis de Detroit começaram a gravar números de identificação nos seus automóveis. O objectivo inicial deste VIN era dar uma breve descrição do veículo quando estivesse a ser produzido em série. Estes números VIN iniciais começaram então a ter mais funcionalidades, variando estas de fabricante para fabricante.
No início dos anos 80, a U.S. National highway Traffic Safety Administration (USDOT) decretou que todos os veículos deveriam conter 17 caracteres no seu VIN, estabelecendo assim a lógica actual que a maioria (se não mesmo todos) dos construtores utiliza actualmente.
Como ler o número VIN?
1º ao 3ª Caracteres - Os primeiros 3 caracteres servem unicamente para identificarem o unicamente o Construtor utilizando para isso os códigos WMI (World Manufacturer Identifier).
O 1º carácter identifica as regiões WMI onde o veículo é fabricado, ou seja… o país onde é fabricado
Regiões WMI
WMI Região Notas
A-H África AA-AH = África do Sul
J-R Ásia J = Japão
KL-KR = Coreia do Sul
L = China
MA-ME = Índia
MF-MK = Indonésia
ML-MR = Tailândia
PA-PE = Filipinas
PL-PR = Malásia
S-Z Europa SA-SM = Reino Unido
SN-ST, W = Alemanha
SU-SZ = Polónia
TA-TH = Suíça
TJ-TP = República Checa
TR-TV = Hungria
VA-VE = Áustria
VF-VR = França
VS-VW = Espanha
VX-V2 = Jugoslávia
XL = Holanda
XS-XW = ex USSR
X3-X0 = Rússia
YA-YE = Bélgica
YF-YK = Finlândia
YS-YW = Suécia
ZA-ZR = Itália
1-5 América do Norte 1, 4, 5 = E.U.A.
2 = Canadá
3 = México
6-7 Oceânia 6A-6W = Austrália
7A-7E = Nova Zelândia
8-0 América do Sul 8A-8E = Argentina
8F-8J = Chile
8X-82 = Venezuela
9A-9E, 93-99 = Brasil
9F-9J = Colômbia
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Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009
Como ler os números de quadro???
2º Caracter ientifica o Construtor. Para o exemplo das motos: Honda(H), Yamaha (Y), Suzuki (S), Kawasaki (K), Harley-Davidson (HD), Buell (MZ)
3º Caracter- Identifica o tipo ou divisão do construtor.
Alguns exemplols de WMI Manufacturer
1HD Harley-Davidson (modelos domésticos)
5HD Harley-Davidson (modelos mundiais)
4MZ Buell (modelos domésticos)
5MZ Buell (modelos mundiais)
JH Honda
JK Kawasaki (motorcycles)
JM Mazda
JS Suzuki
JT Toyota
KL Daewoo General Motors South Korea
L5Y MERATO MOTORCYCLE Taizhou Zhongneng
LSY Brilliance Zhonghua
SAL Land Rover
SHS Honda UK
SJN Nissan UK
TSM Suzuki, (Hungary)
VF1 Renault
VF3 Peugeot
VF7 Citroën
VSS SEAT
VSX Opel Spain
VS6 Ford Spain
VSG Nissan Spain
VSE Suzuki Spain (Santana Motors)
VWV Volkswagen Spain
WAU Audi
WBA BMW
WBS BMW M
WDB Mercedes-Benz
WDC DaimlerChrysler
WF0 Ford Germany
WMW MINI
WP0 Porsche
W0L Opel
WVW Volkswagen
WV1 Volkswagen Commercial Vehicles
WV2 Volkswagen Bus/Van
ZAP Piaggio Vespa
ZCG Cagiva SpA
ZDM Ducati Motor Holdings SpA
ZDF Ferrari Dino
ZFA Fiat
ZFF Ferrari
1H Honda USA
1N Nissan USA1VW Volkswagen USA
2HG Honda Canada
2HK Honda Canada
3H Honda Mexico
3N Nissan Mexico
3VW Volkswagen Mexico
5F Honda USA-Alabama
5N1 Nissan USA
8AK Suzuki Argentina
8AJ Toyota Argentina
93H Honda Brasil
Do 4º ao 8º Caracteres- Secção de descrição do veículo (ou caracteres VDS). Estes 5 caracteres são utilizados pelo construtor para identificar os atributos do veículo, tais como o tipo de chassis, tipo de motor, modelo, série, etc.
Em baixo podem ver todos (ou quase todos) os códigos utilizados pela Honda para as suas motos. No caso da minha moto, uma CBR 600 F de 1996 (o código para este ano é a letra T, como podem ver mais a baixo) ou CBR600FT o código Honda será PC31(ver a Bolt).
MSE / PXR 50 MSE (AB06/S)
AB06 PX 50 MSH, PXR 50 MSH K (AB06R)
AB07 NB 50 MD-E / ND 50 MC Melody Aero
AB08 NC 50 B Express
AB09 PA 50 II A-B
AB10 NC 50 C-D
AB11 SC 50 Squash
AB12 NCZ 50 B Motocompo
AB13 NU 50 / MC-D
AB15 PXL 50 SC (França / Bélgica)
AB16 PXL 50 MSC, AB16-S/R (Alemanha / Bélgica)
AB19 NK 50 Flush / Tacty (Japão)
AB21 NB 50 ME (França)
AB22 ZB 50 J / PJ K Monkey / Z 50 JRH / JRII J
AB23 ST 50 J-T Dax
AB24 PK 50 / MR Wallaroo (Modelo Europeu)
AB25 PK 50 SMR Wallaroo (SMR apenas na Alemanha e Bélgica)
AC01 MB 50 A C
AC05 MBX 50 SDF H-J
AC08 NSR 50 SK-S / NS 50 FL (USA / Japão)
AC09 CA 50 JAZZ (Japão)
AC10 NSR 50 (Japão)
AC12 NS-1 (Japão)
AC14 NSR 50 RV (Espanha/Portugal)
AC16 APE 50
AD01 MT 50 SA
AD04 MTX 50 SE
AD07 TLM 50
AD09 MTX 50 SH (Holanda / Noruega)
AD10 CRM 50 (Japão)
AE01 QR 50 D-E M R
AE02 CR 50 RD-E
AE03 XR 50 R3/ CRF 50 F4
AF01 NH 50 MSF-L Lead
AF02 CH 50 SJ (Sri Lanka), CH 50 MC (Japão)
AF03 NZ 50 MC Leader
AF04 CK 50 Vocal
AF05 NQ 50 G
AF06 NQ 50 E-H / DG Spree
AF09 NB 50 G-H / MF Aero / NE 50 MF (Inglaterra)
AF10 NH 50 MS / MRG (Japão)
AF12 SE 50 / PH Elite / S
AF14 SD 50 MF-G / MCF-H (Malásia)
AF16 SA 50 J-P Elite LX / N-P Elite SR / PS-W
AF17 SB 50 / PJ-L Elite E / ES / SY 50 M PAL (Japão)
AF18 SK 50 MJ-L Dio (Japão)
AF20 NH 50 M Lead (Japão)
AF21 SA 50 SJ P-R (apenas na Bélgica)
AF21 SA 50 Vision
AF22 SA 50 J-L P-R (Modelo Europeu)
AF24 SZ 50 M Tact / Standup Tact (Japão)
AF25 SK 50 ML Dio (Japão)
AF26 MS 50 Zook (Japão)
AF27 SK 50 MN Super Dio (Japão / Austrália)
AF28 SK 50 MR (Portugal)
AF29 SA 50 N-R Vision
AF32 SJ 50 P-V Bali
AF35 SK 50 M Dio
AF37 SFX 50 S-V
AF39 SFX 50 SV (Bélgica)
AF40 SH 50 T-W Scoopy
AF41 SH 50 T-W Scoopy (Portugal)
AF42 SRX 50 W
AF43 SGX 50 V Sky
AF44 SGX 50 SV Sky (Bélgica)
AF45 SGX 50 V Sky (Portugal)
AF46 SFX 50 V
AF49 SZX 50 W (X8R-S / X8R-X)
DA01 C 70 B-D
DA01 CT 70 B-C
DB01 ST 70 K-L (Espanha / França), CT 70 M-R
DC02 NSR 75 FJ-M
DC03 NSR 75 N-R (NS-1)
DD01 CT 70 G (Canadá)
DD02 CRM 75 RK-R
DE01 CR 60 RD-E
DE02 XR 70 RV-W / CRF 70 F4
DF03 SH 75 DP
GF9A MTX 50 (França)
HA01 CD 90 A H
HA02 C 90 CM (Japão)
HA03 CD 90 (Japão)
HA04 H100SD-J
HB01 CY 80
HC01 MB 80 SA
HC03 CB 80 N
HC04 MBX 80 SWD / SWDD F H / SW2D F H
HC05 MCX 80 SD
HC06 NSR 80 K (Japão)
HC07 APE 80
HD02 MT 80 SA
HD04 XL 80 SB-F
HD05 XL 100 SB-F
HD06 MTX 80 C
HD08 MTX 80 RSD-F
HD09 MTX 80 R2H
HD11 CRM 80 (Japão)
HE01 XR 80 B-E / RB-R / CRF 80 F4
HE02 CR 80 RA-C
HE03 XR 100 B-E / RF-P / CRF 100 F4
HE04 CR 80 RD-P / RBW
HE06 EZ 90 M-T Cub
HF01 NH 80 MF / MDD-E / MSD Aero
HF03 CH 80 F-W Elite
HF05 NH 90 M Lead (Japão / Europa)
HF07 SJ 100 T- Bali EX
HF08 SH 100 T-W
HF09 SRX 90 W
JC00 NSR 125 R3N
JC04 CB 125 SA-B
JC05 CM 125 CC
JC06 CB 125 TDC / TTL
JC09 CB 125 RS
JC10 MBX 125 FE-F
JC11 CBX 125 FE H N-P (Japão)
JC12 CBX 125 CE H N-P (Japão)
JC13 CB 125 SE-F
JC18 CG 125 R-V (Brasil)
JC20 NSR 125 F/RJ-N
JC22 NSR 125 F/RP-V
JC23 CBZ 125 FP (China)
JC24 CA 125 S Rebel
JC26 CA 125 V Rebel
JC27 CG 125 W
JC29 VT 125 CX
JC30 CG 125 ES
JC31 VT 125 C
JC32 XL 125 V1
JC33 ANF 125 3
JC34 CBR 125 R4
JD00 NSR 125 SP (Modelo Superdesportivo)
JD01 CT 110 A-G Trail 110
JD02 XL 125 SB-F
JD04 XL 125
JD05 MTX 125 RWD H L (Europa)
JD06 TL 125
JD07 MTX 125 RWF H (França Tipo 2)
JD09 NX 125 J-L (USA / Canadá)
JD10 CRM 125 RL-V (Suécia / Bélgica / Itália/ Áustria)
JD12 NX 125 Transcity (Itália)
JD13 CRM 125 RV (França)
JD15 CRM 125 RV (Espanha / Portugal)
JD16 XLR 125 RW
JD19 XR 125 L3
JE01 CR 125 RZ-W
JF01 NH 125 D-E H Lead Aero
JF02 CH 125 E Elite
JF03 CH 125 M-T Spacy
JF05 FES 125 W
JF07 NES 125 Y
JF08 CSV 100 Honda Activa (Índia)
JF09 SH 125
JF10 SES 125 Dylan
JF12 FES 125 3
KC19 NS 400 RF (Modelo ED)
KF01 CH 150 F-H / DF-G Elite
KF02 FES 150 (W-2)
KF03 NES 150
KF04 SH 150
KF05 SES 150
KF06 FES 150
MA01 CD 250 UJ-K (Inglaterra / Austrália)
MA02 CD 250 U (Japão)
MC01 CM 200 TA-C
MC02 CB 250 RSA C / RSZC
MC06 CM 250 CC-D
MC08 VT 250 F / Z (Japão)
MC09 MVX 250 FD
MC10 CBX 250 H / RS (Sri Lanka) / GB 250 Clubman (Japão)
MC11 NS 250 FE / RE (Japão)
MC12 CBX 250 H
MC13 CMX 250 CF-H T / CDG Rebel
MC14 CBR 250 FG / FG-YA (Japão)
MC15 VTR 250 J-L / VTZ 250 (Japão)
MC16 NSR 250 RG (Japão)
MC17 CBR 250 RH (Japão)
MC18 NSR 250 RJ-K / R2J
MC19 CBR 250 RJ-K / R2K (Japão)
MC20 VT 250 Spada (Japão)
MC21 NSR 250 R (Japão)
MC22 CBR 250 RRL / RR2L (Japão)
MC23 CB 250 F Jade (Japão)
MC24 CB 250 M-T Nighthawk
MC26 CB 250 M-T
MC28 NSR 250 R / SE / SP (Japão)
MC30 CB 250 Pt (China)
MC32 CMX 250 CT-V
MC33 VTR 250 W (Japão)
MC37 CB 250 P4/4 (Hong Kong)
MD01 XL 250 SB
MD02 XL 185 SB-D (USA / Canada)
MD03 XL 250 RC-D
MD04 CL 250 SC
MD06 XL 200 RD-E
MD07 MTX 200 RWD F
MD08 XLX 250 R (Brasil)
MD09 TLR 200 D-H
MD10 XL 200 FMD (Nova Zelândia)
MD11 XL 250 RE-H
MD16 XLR 250R (Japão)
MD20 XLR 250R (Japão)
MD21 NX 250 J-L / HONDA AX-1 (Japão)
MD22 XR 250 LM-P / XLR 250 R (Japão) / XLR 250 Baja (Japão)
MD23 TLM 220 R (Japão)
MD24 CRM 250 R (Japão)
MD25 NX 250 2L P
MD26 XL 250 Degree (Japão)
MD29 XLR 200 R (Japão)
MD31 XL 250 S (Austrália)
ME01 XR 250 Z-A / RB-D
ME02 XR 185 Z / XR 200 RB-E
ME03 CR 250 RA-W
ME04 XR 200 RB-D
ME05 XR 200 RE-J L-P
ME06 XR 250 RE-P
ME07 TLR 250
ME08 XR 250 RT
ME10 CRF 250 R4
ME11 CRF 250 X4
MF01 CH 250 F-J Elite
MF02 CN 250 G-W Helix / CN 250 Fusion (Japão)
MF03 CH 250 K-L / CH 250 Freeway (Japão)
MF04 FES 250 W
MF05 FES 250 Y ED
MF06 NSS 205 2ED
MF07 NSS 250 ED
NC01 CM 400 T/E/A/C Z-C
NC02 CM 400 AZ-B (Canada)
NC03 CB 400 TB
NC07 CBX 400 F / F2C (França / Austrália / Europa)
NC10 CX 400 (Japão)
NC13 VF 400 FD (Europa)
NC17 CBR 400 (Japão)
NC19 NS 400 RF
NC20 GB 400 F-H (Japão)
NC21 VFR 400 RG / RG-YA / ZG-H (Japão)
NC22 CB 350 SG (Suécia / Inglaterra / Finlândia)
NC23 CBR 400 RL / RRL (Japão)
NC24 VFR 400 RH / R2H / R3J (Japão)
NC25 NT 400 Bros (Japão)
NC26 NV 400 CS (Singapura) / HONDA Steed 400 (Japão)
NC27 CB 400 FK-L CB-1
NC29 CBR 400 RRL (Japão)
NC30 VFR 400 RL-M
NC31 CB 400 F2 Big (Japão)
NC33 VRX 400 (Japão)
NC35 RVF 400 RR / R2R RT / R2T
ND01 XL 400 R
ND03 XL 350 RE-H
ND05 NX 350 R
NE01 XR 350 RD-F
NE02 XR 350RF-G
NE03 XR 400 R
NE07 CBX 400 F2C (França)
PC01 CX 500 CA-C / DB-C
PC02 GL 500 B-C / IB-C / DC Silverwing
PC03 CX 500 TC
PC04 CBX 550 F / F2C
PC05 CB 450 TC / CB 450 SCC-G / CM 450 AC-D / CC-D / EC-D
PC06 CX 500 EC
PC07 VT 500 FTD Ascot / FT 500 C-D
PC08 VT 500 CD-G / ED-E
PC08 CB 550 SCD / CBX 600 ED
PC09 CB 550 SCE
PC10 VT 500 FTD-G / CD-G
PC11 VT 500 ED-E
PC12 VF 500 FE-G
PC13 VF 500 CE-F
PC14 CB 450 NF
PC15 XBR 500 F-H / SH-J
PC16 GB 500 K-L Clubman Tourist Trophy
PC17 CMX 450 CG-H / CB 450 SG J
PC19 CBR 600 FH-J
PC20 CBR 500 FH-M (Austrália)
PC21 VT 600 CJ-T / CDP S-T / NV 600 CP-R (Coreia)
PC21 HONDA Steed 600 (Japão)
PC22 NTV 600 J-M (Inglaterra)
PC23 CBR 600 FK-L
PC25 CBR 600 F2M-R / F3S-T (PC25 para os EUA)
PC26 CB 500 R
PC27 CB 500 R (Áustria)
PC31 CBR 600 FS-T (Modelo Europeu)
PC32 CB 500 T (Europa/Áustria)
PC33 CB 500 T (Áustria)
PC34 CB 600 FW Hornet
PC35 CBR 600 FX
PC36 CB 600 F2 CB600S Hornet (Fabricada em Itália)
PC37 CBR 600 RR3
PC38 CBF 600
PC39 CBF 500
PD01 XL 500 SZ-B
PD02 XL 500 RC
PD03 XL 600 RD-H
PD04 XL 600 LMF H / RMG-H
PD05 XL 500 RF-H (Áustria)
PD06 XL 600 VK-T Transalp
PD08 NX 500 J-S Dominator (Áustria)
PD09 CBX 600 ED (Suécia)
PD10 XL 600 VV Transalp
PE01 XR 500 Z-A / RB-E
PE02 CR 450 RB / CR 480 RC-D / CR 500 RE-T
PE03 XR 500 RD-E
PE04 XR 600 RF-T
PE05 CRF 450 R2
PF01 FJS 600 1-3
RC01 CB 750 KZ-C / CB 750 CB-C / CB 750 SCC-D
RC03 CB 650 Z B
RC04 CB 750 FA-C
RC05 CB 650 B-C / CB 650 CA-B
RC06 CB 750 CB
RC07 VF 750 SC-D / VF 750 CC-D
RC08 CB 650 SCC
RC09 VF 750 CC-E
RC10 GL 650 D / DD Silverwing
RC11 CX 650 CD
RC12 CX 650 ED
RC13 CB 650 SCD-F / EE / CBX 650 ED
RC14 VT 750 CD H (Canada)
RC15 VF 750 FD-E
RC16 CX 650 TD
RC17 CBX 750 FE G
RC18 CB 750 SCE (Canada) / CBX 750 PE-H / P2H-L (Policia)
RC19 VT 700 CE-H
RC20 CB 700 SCE-G
RC21 VF 700 CE-H
RC22 VF 700 SE-F Sabre
RC23 VF 700 FE-F
RC24 VFR 750 FG-K
RC26 VFR 700 F / F2G-H
RC27 CBR 750 F (Japão)
RC28 VF 750 CH-J
RC29 VT 750 CH (Alemanha)
RC30 VFR 750 RJ-L
RC31 NT 650 J-M Hawk GT / NT 650 Bros (Japão)
RC32 VT 800 CJ
RC33 NTV 650 J-V
RC34 PC 800 K-T Costa do Pacífico
RC36 VFR 750 FL-V
RC38 CB 750 M-W Nighthawk (USA Canada)
RC40 NR 750 N
RC42 CB 750 F2N-W Sevenfifty
RC43 VF 750 CP-T
RC44 VT 750 C/C2V / NV750C2 (Coreia)
RC45 RVF 750 RR-S
RC46 VFR 800 FIW / VFR800 2/A2
RC47 NT 650 VW Deauville
RC48 VT 750 DC1
RC50 VT 750 C4
RD01 XLV 750 RD-E
RD02 NX 650 J-R Dominator
RD03 XRV 650 J-K Africa Twin
RD04 XRV 750 L-N Africa Twin
RD06 XR 650 LP-T
RD07 XRV 750 P-T Africa Twin
RD08 NX 650 S-V Dominator
RD09 SLR 650 V-W
RD10 XL 650 VY Transalp / XL650 V1 (IT)
RD11 XL 650 V2 (SP)
RE01 XR 650 RY
SC01 CB 900 FZ-B Bold’ or
SC02 GL 1100 A-D / AC-D / IB-D / DA-C
SC03 CBX 1000 A
SC04 CB 900 CA-C
SC05 CB 1100 R2B
SC06 CBX 1000 B-C
SC08 CB 1100 R2C-D
SC09 CB 900 FC-D Bold` or
SC10 CB 1000 CD
SC11 CB 1100 FD
SC12 VF 1100 CD-G V65 Magna
SC14 GL 1200 E / IE-H / AF-H / LF / SE-iG / DE-G
SC15 VF 1000 FE-J
SC16 VF 1000 RE-G
SC17 VF 1100 SE-F
SC18 VT 1100 CF-T Shadow (nur USA / Kanada)
SC19 VF 1000 FF-G (Schweiz / Frankreich)
SC20 GL 1100 B-C
SC21 CBR 1000 FH-J
SC22 GL 1500 J-L / AM-V / IM-V / SEL-V
SC23 VT 1100 CJ-R Shadow (nur Europa-Modelle)
SC24 CBR 1000 FK-W
SC25 CBR 1000 FP-T (Frankreich)
SC26 ST 1100 L-V / AN-V Pan European
SC28 CBR 900 RRN-S Fire Blade
SC29 CBR 900 RRN-S Fire Blade (Frankreich)
SC30 CB 1000 FP-S
SC32 VT 1100 C2S-V (USA Europa-Modelle)
SC33 CBR 900 RRT-W Fire Blade
SC34 GL 1500 CV/CY/C1/C2 (F6C, Valkyrie in USA)
SC35 CBR 1100 XXV Super Blackbird
SC36 VTR 1000 FV Fire Storm
SC38 CB 1300 DCV (Japão)
SC39 VT 1100 C3W
SC40 CB 1300 F (Japão)
SC41 GL 1500 CFx-1 Valkyrie Interstate
SC42 CB 1100 SFY
SC44 CBR 900 RRY
SC45 VTR 1000 SPY/1/2
SC46 VTX 1800C2
SC47 GL 1800 A1
SC48 CB 900 F2 Hornet
SC50 CBR 900 RR2 FireBlade
SC51 ST 1300 2/A2
SC52 VTX 1300S3
SC54 CB1300F3/ F13
SC57 CBR 1000 RR
SD01 XL 1000 VX-Y
SD02 XL 1000 V1-3 (Spanien-Prod.)
TA01 TB 50 MF Up
TA02 TC 50 M Canopy (Japão)
TB01 ATC 185 A / SB-D
TB02 ATC 110 A-F
TB03 ATC 70 A-F
TB04 FL 250 A-E Odyssey
TB05 ATC 200 B-D / EC-D / XD-H / SE-G / ME-F / ESE-F
TB06 ATC 250 RB-H
TB09 NN 50 MDE Gyro
TB10 TG 50 G / TG 50 MF Gyro S
TC01 NS 125 R / R2H (Spanien / Schweiz / Finnland / Schweden / Frankreich /GB)
TC02 MTX 125 RG-H (Italien)
TD01 XL 125 R / RPD (Italien)
TD05 ATC 200 EC-E / ESE-F / XD-H
TE01 TRX 70 G-H Fourtrax
TE01 ATC 125 ME-H
TE02 FL 350 RF Odyssey
TE03 TRX 200 E / SXF-J
TE04 ATC 250 ESF-H / SXE-H Big Red
TE05 TRX 125 F-J Fourtrax
TE06 TRX 250 F-H Fourtrax
TE07 TRX 350 G-H / DH-K Fourtrax Foreman 4×4
TE08 ATC 350 XF-G
TE10 TRX 70 G-H
TE11 TR 200 G-H Fatcat
TE12 TRX 250 RG-K Fourtrax
TE13 TRX 250 XH-N Fourtrax
TE14 TRX 300 / FWJ-T Fourtrax
TE15 TRX 300 FWJ-T Fourtrax 4×4
TE16 FL 400 RK-L Pilot
TE17 TRX 200 L-M Fourtrax / DM-P Fourtrax
TE18 TRX 90 P-Y Fourtrax
TE19 TRX 300 EXP-T Fourtrax
TE20 TRX 400 FWS-V Fourtrax Foreman
TE21 TRX 250 TE/ TM
TE22 TRX 450 SW
TE23 TRX 400 EX
TE24 TRX 350 FE/ FM/ TE
TE25 TRX 350 FE/ FM
TE27 TRX 250 EX
TE28 TRX 650 FA
TE29 TRX 400 FA
TE30 TRX 450 R
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Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009
Como ler os números de quadro???
9º Caracter- É o chamado “digito de confirmação" ou “9º digito" na sequência do VIN, e serve para constatar a veracidade ou não de um número VIN. O digito de confirmação pode ser um número de 1 a 9 ou então a letra “X”.
Depois de se terem atribuído todos os outros caracteres terem sido determinados pelo construtor, o “dígito de confirmação” é calculado através de uma lógica matemática específica.
Com base na posição e amostra do VIN resulta num valor, valor esse que é atribuído um código, um factor de peso onde se multiplica o valor atribuído pelo peso. Ao valor resultante divide-se por 11.
Se o resto será o “dígito de confirmação” (0 a 9), caso seja maior que 9 o “dígito de confirmação” será “X”.
Exemplo:
Cálculo do Digito de Confirmação
1) Encontrar o valor numérico associado a cada caracter do VIN:
A: 1 J: 1
B: 2 K: 2 S: 2
C: 3 L: 3 T: 3
D: 4 M: 4 U: 4
E: 5 N: 5 V: 5
F: 6 W: 6
G: 7 P: 7 X: 7
H: 8 Y: 8
R: 9 Z: 9
2) Atribuir um peso a cada posição do carácter no VIN (excepto para o 9º que será o “check digit”.
1º: ×8 5º: ×4 10º: ×9 14º: ×5
2º: ×7 6º: ×3 11º: ×8 15º: ×4
3º: ×6 7º: ×2 12º: ×7 16º: ×3
4º: ×5 8º: ×10 13º: ×6 17º: ×2
3) Multiplicar os valores numéricos pelo factor peso. Somar o resultado dos produtos. No fim dividir a soma dos produtos por 11. O resto da divisão sera p “check digit” ou digito de confirmação. Caso seja maior que 9 o “check digit” sera X.
Exemplo
Considerar o hipotético número VIN 1M8GDM9A_KP042788
VIN: 1 M 8 G D M 9 A _ K P 0 4 2 7 8 8
Valor: 1 4 8 7 4 4 9 1 0 2 7 0 4 2 7 8 8
Peso: 8 7 6 5 4 3 2 10 0 9 8 7 6 5 4 3 2
Produto: 8 28 48 35 16 12 18 10 0 18 56 0 24 10 28 24 16
A soma do todos os 16 produtos é 351. Dividindo por 11, dá resto 10 (maior que 9) logo o “check digit” será X. Para este exemplo, o número VIN seria qualquer coisa como 1M8GDM9AXKP042788
10º Caracter- Identifica o ano do modelo (Model Year). Neste carácter não se utilizam as letras I, O, Q, U e Z bem como o algarismo 0.
Para o ano de 1980 utilizou-se a letra A avançando no abecedário até Y, a partir de 2001 começou-se a utilizar o algarismo 1 até 9 e a partir de 2010 volta-se a atribuir a letra A.
Por exemplo: 1980 (A), 1981 (B), …, 1988(J), 1989(K), 1990(L), 1991(M), 1992(N), 1993(P), 1994(R), 1995(S), 1996(T), 1997(V), 1998(W), 1999(X), 2000(Y)------2001(1), 2002(2), 2003(3), … , 2009 (9), 2010 (A), 2011 (B).
A - 1980 H -1987 R - 1994 1 - 2001 8 - 2008
B - 1981 J - 1988 S -1995 2 - 2002 9 - 2009
C - 1982 K - 1989 T - 1996 3 - 2003 A - 2010
D - 1983 L - 1990 V - 1997 4 - 2004 B - 2011
E - 1984 M - 1991 W - 1998 5 - 2005 C - 2012
F - 1985 N - 1992 X - 1999 6 - 2006 D - 2013
G - 1986 P - 1993 Y - 2000 7 - 2007
11º Caracter- Identifica a localidade onde o veículo é fabricado. No exemplo em baixo pode-se constatar que motociclo foi construido (Hamamatsu, Japão de acordo com a tabela Honda):
JH2RC3605MM101581
12º ao 17º Caracteres
Os últimos oito caracteres do número VIN (ou caracteres VIS) são utilizados para identificação de cada veículo especifico. Os últimos 4 deverão contudo ser sempre numéricos. Através destes caracteres é possível ao constructor saber a sequência da produção, ou mesmo a linha de montagem onde foi construído o veículo.
Os últimos oito caracteres do número VIN (ou caracteres VIS) são utilizados para identificação de cada veículo especifico. Os últimos 4 deverão contudo ser sempre numéricos. Através destes caracteres é possível ao constructor saber a sequência da produção, ou mesmo a linha de montagem onde foi construído o veículo.
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